Dentes de leite: Saiba como agir | Sorrix Odontologia 360°

Dentes de leite: Saiba como agir

As crianças possuem 20 dentes de leite. Dez na arcada superior e dez na inferior. Possuem estrutura semelhante ao dente permanente, mas se diferem no tamanho e no formato.

A troca dentária tem início, em média, a partir dos cinco anos de idade.  Essa fase envolve grande ansiedade dos pais e das crianças, devido ao medo, dúvidas e insegurança. A queda do primeiro dente dita uma nova fase de maturidade, onde as crianças já não são mais vistas como “bebês” pelos pais e nem por elas mesmas.

Muitas crianças se sentem orgulhosas de perder o primeiro dentinho, mas algumas podem se sentir envergonhadas, nesses casos, os pais devem agir mostrando para a criança que é um processo natural, onde surgirá um dente mais bonito e que os amigos da escola também estão passando pelo mesmo que ela.

É importante orientar para que a criança não coloque a mão suja na boca o tempo todo, para tentar amolecer o dente, porque isso acaba levando microrganismos e deixando a região inflamada. O ideal é que o dente de leite caia de forma natural, se isso não acontecer, é necessário buscar a avaliação de um profissional.

O que faz o dente de leite cair é a pressão do dente permanente, por esse motivo que ele já nasce em no máximo um mês após a queda do anterior. O dente as vezes pode demorar para nascer devido a falta de espaço ou caso as gengivas sejam muito fibrosas. Esses casos devem ser acompanhados de perto por um dentista especializado.

É comum que ocorra um leve desconforto gengival com um pouco de sangramento na região do dente que está para cair ou após ter caído. Caso tenha sangramento, pode ser feita uma bolinha de algodão ou faze e deixar a criança mordendo para que estanque o sangramento.

Portanto, é sempre aconselhável deixar o dente de leite cair sozinho e evitar forçar o mesmo a cair mais rápido, o cuidado com o dente de leite é superimportante para evitar qualquer tipo de complicação, como cáries.

Agendamento
 
WhatsApp chat entre em contato